O que é Sunday Blues?

Sunday Blues é uma loja imaginária de discos de vinil que oferece serviço de assinatura. Criei essa loja para exercitar e experimentar algumas coisas que estudo em UX/UI. Neste estudo ,especificamente, testei o auxílio de inteligência artificial generativa para criação de Landing Page e Email Marketing.

mergulhando no contexto

O mercado fonográfico no Brasil, arrecadou em 2022 aproximadamente R$ 2,5 bilhões. A maior fatia foi abocanhada pelo streaming, 86,2%, enquanto que as mídias físicas ficaram com uma tímida fatia, de apenas 0,5% desse mercado.
(Agência Brasil, 2023)
Apesar de inicialmente não parecer, é um mercado promissor. Também em 2022, nos EUA, pela primeira vez desde 1987, os discos de vinil venderam mais que CDs, em um valor de vendas aproximado de US$ 1,2 bilhões. Por lá, a fatia de mídias físicas representa 11% do mercado.
(Recording Industry Association of America, 2023)
Esse mercado é muito ligado a nostalgia e a uma certa "mística" que envolve o ritual de apreciar um álbum por inteiro. Esse processo envolve, por exemplo, apreciar a a arte da capa e se sentir conectado com seu artista favorito, 50% das pessoas que compram discos de vinil sequer possuem um toca-discos.
(Luminate, 2023)
Porém, esse "ritual" não é somente estético, também envolve a busca por um som de alta fidelidade, menos compacto e mais orgânico e para isso esses consumidores gastam em média 109% a mais, mensalmente, do que os consumidores de música em geral.
Além disso, o disco de vinil têm chamado a atenção dos consumidores da geração Z, que são 27% mais propensos a comprar discos do que consumidores de qualquer outra geração.
(Luminate, 2023)
Em uma pesquisa online realizada pela IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), os principais motivos para se comprar um disco de vinil, de acordo com os entrevistados, são:
  • "Eu gosto de ter minha música em um formato físico" 49%
  • "Eu gosto de ter a mídia física para observar" 41%
  • "Eu gosto do ritual de tocar um disco de vinil" 36%
  • "Eu gosto de imergir em um álbum inteiro" - 28%
  • "Quero apoiar meus artistas favoritos comprando o álbum físico" - 26%
  • "Eu gosto de ler o encarte" - 26%
    (Forbes, 2023)

Benchmarking

Após breve pesquisa sobre o mercado de discos e seus consumidores, busquei por empresas que oferecem assinatura desses produtos e por soluções que existem no mercado atualmente. Foram analisadas os seguintes websites:
Vinyl Me Please (VMP), Magnolia Record Club e Clube do Vinil (Universal Music Store)

vinyl me please (VMP)

magnolia record club

Clube do vinil (universal music)

brainstorm (rabiscos)

landing page

opção 1

opção 2

opção 3

email marketing

opção 1

opção 2

opção 3

wireframes

email marketing

Considerando que o fator visual e emocional é muito importante para esse público, conforme visto anteriormente, optei por seguir com a opção 3 da Landing Page. Essa opção cria uma leitura em Z, mais explicativa e que ajuda a gerar valor para o produto, ao mesmo tempo que favorece o posicionamento de botões CTA e destaca as imagens apresentadas em cada seção.
A escolha do modelo de E-mail Marketing foi um pouco mais difícil, pois tentei explorar mais essa questão das imagens em destaque. Porém, o que definiu a escolha, foi a estrutura ser mais direta, sem muitas seções e explicações, buscando uma conversão mais rápida. Nisso, a opção 2 se destaca, pois tem apenas uma seção com uma promoção chamativa e com destaque para edições anteriores da assinatura.

landing page

Tendo uma ideia melhor do contexto e de como serviços similares apresentam seus produtos aos usuários, comecei a rabiscar estruturas de página, buscando a melhor forma de vender o serviço de assinatura aos usuários.

moodboard

Na sequência, montei um painel semântico com referências visuais que pudessem captar o contexto e também auxiliar nas próximas etapas.

style guide

diretrizes e objetivos

estética

rubik mono one

Durante o processo, percebi três pontos em comum entre os usuários: a valorização da estética, experiência e do pertencimento. Utilizei essas três palavras-chave como diretrizes para criar o guia visual do projeto.
O visual dos discos é muito relevante, ao ponto de metade dos consumidores não se importar em ter um toca-discos. Portanto, o visual precisa ser apelativo para conseguir cativar esse público.

experiência

Os usuários buscam experiências únicas ao comprar discos físicos, valorizando o ritual de ler encartes e ouvir álbuns completos. O desafio é traduzir essa experiência para interfaces digitais, agregando valor ao produto.

pertencimento

O formato físico reflete exclusividade e valorização do álbum e do conceito dos artistas. Muitos o veem como apoio e conexão com seus ídolos, um comportamento de consumo a ser considerado na hora de estruturar os elementos visuais.

criação de componentes

mobile

Fiz rapidamente uma logo para a loja e escolhi a cor azul para a mesma. A escolha do azul foi primeiramente pelo nome, mas também por remeter a calma, necessária para apreciar um álbum por inteiro.

logo

desktop

cores

A paleta foi baseada no azul selecionado anteriormente para o logo. Para complementar escolhi um amarelo (dourado), relacionando essa cor com os pontos de exclusividade e pertencimento. Depois escolhi algumas cores mais neutras para textos e seções, buscando equilíbrio e facilitando a implementação.

tipografia

Para os títulos e headlines escolhi a Rubik Mono One, uma fonte sem serifa com os cantos levemente arredondados, remetendo a cartazes de shows antigos e letreiros. Para a tipografia de corpo e textos de suporte selecionei a tipografia Urbanist, que também é sem serifa e clean, com características de tipografias modernistas, relacionando e referenciando o auge do Jazz americano.

urbanist

protótipo de alta fidelidade

links

aprendizados

O objetivo desse projeto era exercitar a criação de estrutura para Landing Page e E-mail Marketing através de um serviço de assinatura de discos. Como exercício exploratório, foquei mais na parte conceitual e visual, buscando entender o contexto e padrões do mercado.
Mesmo em uma breve pesquisa, pude perceber que existem diferentes modos de consumir o mesmo produto, ficando claro que até uma página simples precisa de conversa e teste com os usuários para vender efetivamente um produto.
No entanto, é necessário estar contextualizado para essa conversa, nesse sentido as ferramentas de ia nos ajudam a criar e explorar conceitos com maior velocidade. Porém, com essa facilidade, é preciso ter cuidado com a tentação de pular etapas no processo de design, principalmente para não enviesar e ficar enviesado.

obrigado!

Projetos

Amparo
Amparo é uma plataforma de doações criada durante o curso Introduction to Human-Centered Design (HCD) da IDEO.org em parceria com a Acumen Academy.
Hey Orange!
plataforma de mentoria desenvolvida para os colaboradores do Grupo FCamara durante o Hackathon - Season 03.
Be as a Bank
Estrutura white-label, implementada em mais de 30 aplicativos (iOS e Android), voltada para pessoas físicas e jurídicas, com foco em produtos financeiros.