O que é Hey Orange?
Hey Orange! é um website de mentoria concebido durante um hackathon promovido pelo Grupo FCamara, sendo desenvolvido por uma equipe de designers e desenvolvedores iniciantes.
Meu papel no projeto
Esse foi meu primeiro projeto na área e decidi assumir a função de mediador, buscando trazer para o projeto tudo aquilo que foi decidido em conjunto. Nosso alinhamento foi por seguir um programa de necessidade simples, mas que fosse entregue funcional e codificado.
Participantes
UX/UI: Vinicius Jardim e Allana Miranda
Front-end: Joice Caroline e Isadora Hoelscher
Back-end: Ruan Dias e Alexandre Amorim
Mergulhando no contexto
"O setor de tecnologia vai gerar 797 mil vagas até 2025, mas 530 mil delas não serão preenchidas por falta de profissionais capacitados"
(G1, 2022)
"59% das empresas estão focando na qualificação dos seus colaboradores através de L&D (Learning and Development)...70% dos tutores dessas ações educativas são gestores dentro dos próprios negócios"
(Linkedin, 2021)
Conversando com os usuários
Realizamos um breve questionário, com aproximadamente 38 colaboradores do Grupo FCamara. Posteriormente, com os resultados, selecionamos 5 desses participantes para uma conversa. Segue abaixo os resultados:
76% dos participantes se consideravam Trainee ou Júnior , sendo que do total 42% estavam migrando de outra área para tecnologia.
Foi consenso entre os participantes a dificuldade de saber por onde iniciar e saber identificar conteúdos confiáveis e de profissionais qualificados.
Todos participantes usam plataformas de ensino online. A maioria sentiu que existe falta de suporte e contato humano, assim como muitas vezes se sentem desmotivados pela didática e pelos conteúdos.
80% acreditam que um mentor os ajudaria a alcançar seus objetivos e todos gostariam de eventualmente compartilhar seus conhecimentos e ser mentores.
Benchmarking
Analisamos as principais plataformas de mentoria do mercado, buscando por padrões, pontos positivos e negativos.
ADPList
Mentora
Mentorise
Brainstorm
Nessa etapa começamos a anotar algumas ideias, buscando responder a pergunta HMW (how might we):
Como poderíamos facilitar a colaboração entre os usuários através de uma plataforma de mentoria?
A partir desse questionamento, surgiram quatro "pilares" do projeto: Perfil e Agenda, Comunidade, Conteúdos e Mentoria.
Matriz de Priorização (MoSCoW)
A partir do brainstorm nos reunimos para priorizar que funcionalidades poderíamos entregar até a deadline do hackathon e decidimos remover o "pilar" de Conteúdos.
Rabiscos e Wireframes
Tendo as funcionalidades priorizadas e após muitos rabiscos, tínhamos uma ideia inicial da disposição dos elementos dentro do layout. Partimos então para o teste com os colaboradores do Grupo FCamara.
Focamos inicialmente em um fluxo de cadastro em que os dados coletados seriam utilizados para a construção dos cards de mentores e na estruturação dos filtros.
Na sequência criamos as telas para o fluxo de busca e agendamento de mentoria. Por limitação técnica e de tempo, os desenvolvedores nos pediram para fazer um card sem imagens, então simplificamos para alinhar com o time.
Teste (Wireframes)
O objetivo deste teste era entender se os usuários conseguiriam marcar uma mentoria e que dificuldades teriam neste processo. Além disso, gostaríamos de coletar opiniões e insights sobre o conceito do projeto.
Realizamos o teste com 13 pessoas através da ferramenta Maze, onde a tarefa solicitada foi marcar uma mentoria. Seguem os resultados:
92,3% de taxa de sucesso
Tempo médio de 27.22s.
Nota (1 a 10) baseada na facilidade em realizar a tarefa foi 9,0.
Sugestões de melhoria:
Função de ativar/desativar mentoria.
Melhorar o contraste nos botões.
Reduzir informação dos cards .
Filtrar o mentor por habilidades.
Melhorar as interações.
Entrega
Após o teste não havia sobrado muito tempo para mudanças bruscas antes da entrega, então focamos em melhorar as interações dos elementos e colocamos um pouco de cor e resolvemos testar novamente. Seguem os resultados abaixo:
100% de taxa de sucesso (finalizaram a tarefa).
Tempo médio da tarefa 23,40s.
Nota (1 a 10) baseada na facilidade em realizar a tarefa foi 8,8.
Sugestões de melhoria:
O filtro por habilidades continuou fazendo falta.
Alguns cliques e toques ainda estavam confusos e não intuitivos.
Aprendizados até aqui...
Em retrospectiva, vejo que o que mais importava, já que era sabida nossa limitação técnica, todos eram iniciantes na área (eu mesmo estava participando do meu primeiro projeto), era ter um conceito interessante e apresentar soluções mais criativas para o desafio. Acabamos sendo muito minuciosos, tentando resolver coisas que no fim não interessavam tanto (cadastro, por exemplo) e acabamos nos esquecendo do principal: focar na feature de mentoria e torná-la atrativa e útil para os usuários.
Retomando o projeto...
Embora eu tenha ficado satisfeito na época, considerando o conhecimento que eu tinha, o resultado ainda ficou longe de ser uma boa entrega de UX. Decidi retomar de onde paramos, mas dessa vez focando no conceito e na feature de mentoria em si. Nesse processo adicionei algumas features, redesenhei outras e também conversei com os usuários novamente.
Mentoria
Após testes, identificamos sugestões de melhoria relacionadas à estética e funcionalidade. O card do mentor estava muito simplificado, faltando até mesmo o nome completo. Decidi adicionar fotos, reorganizar as informações de expertise e habilidades, e incluir os tipos de mentoria oferecidos (rápida ou de acompanhamento). Também adicionei filtros no feed por tipo de mentoria, expertise e habilidades para melhorar a experiência do usuário.
Como era:
Como ficou:
Eventos
Foi consenso na pesquisa que fizemos a dificuldade dos colaboradores de encontrar conteúdo confiável e de qualidade. A função de eventos cria a possibilidade de trocar conhecimento com um número maior de pessoas ao mesmo tempo, com a confiança do conteúdo ser de uma pessoa que o colaborador conhece.
Área do Usuário
Criei uma área para que o usuário pudesse editar suas informações, gerenciar suas mentorias e eventos, assim como se disponibilizar para ser mentor (caso deseje).
Área do Usuário > Mentorias
Área do Usuário > Eventos
Área do Usuário > Seja Mentor
Style Guide
Por último, criei um style guide para facilitar a comunicação com os desenvolvedores e auxiliar na hora de desenvolver os elementos e componentes propostos.
Protótipo
Teste
Para testar o novo protótipo, recrutei 11 usuários que participaram em testes anteriores para verificar se as mudanças eram coerentes. O teste foi estruturado de outra maneira, em vez de me preocupar com o tempo da tarefa eu preferi apresentar o conceito e funcionalidades para os usuários e ver se aquilo fazia sentido para eles. Seguem os resultados:
No geral os participantes afirmaram que o design ficou mais clean e a interface mais agradável.
Os fluxos e telas de forma geral estavam intuitivos e bem estruturados.
Informações fáceis de achar.
Sugestões de melhoria:
Botão de confirmação ao solicitar mentoria, clicar no "X" para confirmar foi considerado contra intuitivo.
Confusão nos ícones de tipo de mentoria (rápida e acompanhamento)
Na área de ativar/disponibilizar mentorias ficou difícil de ler as informações (letras pequenas).